Se o mundo não muda, mudamos nós. O Quabales é um projeto socioeducativo cultural que acontece no Nordeste de Amaralina. Idealizado pelo multi-instrumentista, compositor, produtor e performer Marivaldo dos Santos, promove a fusão entre a percussão baiana e a linguagem do aclamado show STOMP – um dos grupos percussivos mais importantes do mundo, que está em cartaz na Broadway há mais de 20 anos e do qual Marivaldo é integrante há mais de uma década. Marivaldo é um antigo morador do bairro e nunca desviou o olhar de suas origens. Com criatividade e vivência musical, criou um instrumento e o batizou de “Quabales”. “Qua”, pelo fato do instrumento ter quatro bocas, e “bales”, por ter o formato de um Timbales. O nome do projeto que nasceu em seguida não poderia ser diferente.
O Projeto Quabales contempla teoria musical, violão, percussão, break dance, performance percussiva, canto e percussão eletrônica. Mas seu grande diferencial é a produção de instrumentos musicais não convencionais a partir de material reciclado. É transformar o lixo em cultura, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprendizado e a prática de uma estética inovadora no cenário artístico nacional. Além disso, incentiva e desperta a criatividade de cada indivíduo e a conscientização sobre a importância da reciclagem. O cunho social é a mola propulsora do Quabales. Ele promove a conscientização das pessoas para os processos de criação coletiva, apresenta às crianças e jovens do bairro novas e produtivas possibilidades, amenizando a difícil realidade da qual fazem parte. Um verdadeiro exemplo de que com pouco pode-se fazer muito. Basta saber enxergar além.
Uma das ações desenvolvidas pelo Quabales é a Campanha Nordeste Limpo. A partir da coleta seletiva do lixo, o Quabales obtém material reciclável para confeccionar os instrumentos musicais utilizados em suas oficinas e no Arrastão Percussivo. Graças a essa filosofia, o grupo STOMP passou a apoiar o projeto, liberando e estimulando o uso de sua linguagem nas aulas oferecidas no Quabales. Um marco tanto para a comunidade quanto para o próprio STOMP, que participa de sua primeira ação social fora da Inglaterra e dos Estados Unidos.
O Quabales nasceu do desejo de Marivaldo dos Santos, nascido e criado no Nordeste de Amaralina, que hoje mora em Nova York e faz parte de um dos grupos percussivos mais importantes do mundo, o STOMP.
O diferencial do projeto não é somente trabalhar o “aprender música e arte” em sua forma mais essencial. Ele vai além: a cultura, a educação e a preocupação com o social são o alicerce e colocados como objetivo primário de todas as ações concebidas. Afinal, a melhoria das perspectivas de vida de um jovem repercute de forma positiva em toda a comunidade, pois este transforma-se em um agente multiplicador de conhecimento e torna-se apto a protagonizar ações culturais.